___________
nova marca

BLOG

Juci Nones

seja muito bem vindo(a) e tenha uma excelente leitura! 

Para viver melhor...

Mujer-feliz-con-globos-de-colores

1. Diminua a expectativa em relação as outras pessoas.

2. Foque no positivo.

3. Lembre-se que não é o que lhe acontece que define seu dia e sim o significado que você dá ao que lhe acontece.

4. Mude o que não puder aceitar e aceite o que não quer mudar.

5. Se não tiver fazendo maldade a ninguém, o que você faz da sua vida é problema seu. Somente seu!

6. Fique muito atento as palavras, elas têm força criadora.

7. Lembre-se...O que você pensa, você sente e vibra e o que você vibra você atrai para sua vida.

8. Coloque-se em seus planos. Ao menos duas vezes por semana arrume tempo para fazer algo que você gosta.

9. Saia do Automático e Viva não apenas sobreviva.

10. Planeje o futuro e volte para o presente. Só assim realizará o que planejou.

11. Reclame menos. Agradeça mais.

12. Fuja dos padrões que o mundo lhe impõe e busque seus próprios padrões de felicidade.

13. Acredite, você nasceu para ser feliz e para ajudar mais pessoas a serem felizes. Tenha isso anotado como sua meta diária.

14. Cuide diariamente da sua mente, do seu espírito e de seu físico.

15. Esteja o máximo possível no agora. Este é o único momento que verdadeiramente é seu.

Juci Nones

Para ter sucesso profissional...

sucesso-profissional

1. Gostar do que faz;

2. Acreditar no seu potencial;

3. Buscar conhecimento interpessoal constantemente;

4. Conscientizar-se da importância da melhoria contínua em conhecimento técnico;

5. Ter foco. Quem faz de tudo, no final não faz nada bem feito;

6. Dedicar-se além do normal. Quem faz somente o que faz a média, tem grande chance de ter resultados medianos;

7. Não usar ninguém como degrau. Você pode ser o próximo afinal, a lei de causa e efeito é cumprida fielmente

8. Cuidar de você, de sua mente, seu físico e seu espírito, isto lhe trará energia para trabalhar mais e ainda manter sua qualidade de vida;

9. É preciso, sair da mesmice. Pesquise e inove, o mundo não é dos espertos é dos sábios e criativos;

10. Ter congruência. Falar o que faz e fazer o que fala;

11. Não ter medo de arriscar e mudar de estratégia, se preciso for;

12. Ter um plano de carreira;

13. Buscar um mentor para lhe conduzir; 

14. Investir em você: cursos, livros...;

15. E ainda, acordar todo dia com a certeza que o trabalho precisa ser uma missão de alma, não um carma de vida.

Juci Nones

Pare de cometer os mesmos erros!

Escolhas

Há muitos anos, perguntaram ao tenista australiano Ken Rozeuóu, o segredo do seu sucesso. Em uma de suas entrevistas ele respondeu que ele costumava errar sim, mas normalmente não repetia os mesmos erros.

Esta resposta me chamou muito a atenção porque uma de minhas atitudes diárias para ajudar a diminuir o estresse é essa: não repetir os mesmos erros, o máximo que eu conseguir.

Se pararmos para pensar o erro em si não é o maior problema. Eles servem para crescermos, evoluir como Ser através do aprendizado, sim, através do aprendizado. Se não aprendermos nada com nossos erros, a tendência é continuarmos repetindo e vivendo uma vida enlouquecida e de muito stress.

Um dos meus erros recorrentes por exemplo, é ainda esperar muito das pessoas. Achar que assim como eu me comprometo 100% com os outros, também farão isso por mim. E isso nem sempre acontece. Infelizmente cada um está cuidando da sua vida; o que não está errado, mas confesso que ainda fico esperando isso.

Então agora sabe o que faço? Escrevo cada vez que me decepciono, mas não escrevo sobre a atitude da pessoa, e sim, sobre como eu criei expectativa excessiva e como eu preciso mudar isso, não os outros. Afinal, não temos o poder de mudar quem não quer mudar, temos o poder de mudarmos a nós mesmos. Falo deste entre outros erros recorrentes que cometo e que estou analisando e mudando as ações para ter novos resultados.

Diante desta conversa te convido a fazer uma autorreflexão.

Olhe agora para seus próprios erros, eles não são os reais problemas, a repetição deles é que são. Pense: será que você não está repetindo erros os quais as consequências lhe fazem mal? Aumentam seu estresse? Lhe deixa frustrado e até infeliz? Será que não é o caso de você talvez só parar, se perceber, ficar mais atento e mudar? Fazer diferente? Na maior parte das vezes a resposta é sim.  Posso garantir que o sentimento de libertação quando admitimos um erro e decidimos mudá-lo é fantástica. Permita-se, anote estes erros. Anote também o que fará para mudá-los, e faça, um pouco de cada vez, mas faça! Daqui a pouco você irá sentir o gosto maravilhoso de ter subido um nível na escala de evolução da vida, posso garantir!

Juci Nones

Cuidado! Você pode estar emperrando o seu sucesso e a sua felicidade... 

rapaz-jovem-homem-triste-tristeza-crise-desemprego-depressao-depressivo-remedio-calmante-psicologo-emocao-desapontar-perda-choro-chorar-emprego-etapa-estudante-fracasso-co-825x500

Me diz uma coisa, você agarra verdadeiramente as oportunidades que aparecem?

Hoje minha conversa com você é sobre a sua atitude diante das oportunidades que a vida lhe apresenta. Sabe, eu tenho visto muitas pessoas reclamando que as coisas não acontecem em sua vida, que parece que está emperrada em algum lugar, e ao mesmo tempo conversando com essas pessoas em uma curta conversa consigo listar as oportunidades que ela deixou passar e possivelmente nem se deu conta.

A vida é maravilhosa, nós é que muitas vezes não olhamos por um ângulo positivo, que muitas vezes não vemos as oportunidades escancaradas em nossa frente. E sabe o que faz com que fiquemos aparentemente cegos? O medo e as crenças limitantes. O medo, porque talvez você viveu algo parecido no passado e acha que agora vai viver novamente e crenças de que somos incapazes, que nos afirmam constantemente que não merecemos, que está muito bom para ser verdade, que só dá certo para os outros.

Cuidado! Você pode estar emperrando o seu sucesso e sua felicidade. Talvez alguém lhe ofereceu uma parceria e você não fez sua parte. Talvez alguém lhe ofereceu amor e você achou que não merecia tanto, ou, que esta pessoa vai acabar lhe fazendo sofrer. Quem sabe alguém neste momento está lhe dando uma gigantesca oportunidade de aprender algo novo e você se limita dizendo que não tem tempo, que não tem dinheiro. Talvez um bom livro está em suas mãos e você vive dizendo que não tem tempo, mas sabe que pode arrumar meia hora por dia para lê-lo. Quem sabe alguém lhe abriu portas que você acabou fechando, por medo de ver o que tem depois delas.

A vida é feita de oportunidades e escolhas. As oportunidades aparecem e você tem que escolher agarrá-las. Depois que elas passam não adianta ficar chorando sobre o leite derramado e dizendo que a vida é injusta. Nós estamos no comando. Acredite! Você pode ter sucesso com felicidade, basta fazer o que precisa ser feito. Sem ação focada com fé,  não existem resultados positivos. As pessoas que vieram do nada e hoje contam suas histórias de sucesso, de superação com certeza, arriscaram. Com certeza agarram as oportunidades com unhas e dentes. No Japão, tem um ditado que diz que a deusa da oportunidade tem cabelo na frente e atrás é careca, então quando ela vem, você precisa agarrar porque depois que ela passa não tem onde pegar.

Se você esperar ter certeza antes de agarrar uma oportunidade, você quem sabe nunca fará nada. Certeza só temos uma na vida: que vamos morrer um dia, o resto são tentativas e acertos, acredite, vá adiante. Verdadeiramente, nunca é perda, sempre é ganho ou aprendizado, não deixe que nada emperre sua vida e sua possibilidade de ter sucesso com felicidade!

Juci Nones

Depressão... Cuidado para não cair nessa!

13974181800_13b32acb45_o

Devido a muitas pessoas procurarem meu trabalho como NeuroCoach depois de conhecerem a história que me levou a estudar todos estes anos incansavelmente o cérebro, a mente e o comportamento humano, resolvi escrever sobre este mal que hoje consigo dizer que me “fez bem”. A DEPRESSÃO, me “fez bem”, pois me fez estudar muito sobre várias ciências do comportamento para mudar minha vida e graças a isso, hoje posso ajudar as pessoas a viverem cada vez mais feliz. Muitas técnicas que usei, compartilho em meu livro Viva o seu Melhor.
Bom, primeiramente ao falarmos sobre este assunto é importante sabermos diferir dias difíceis, de momentos de tristeza, e da depressão. Sempre falo a meus clientes que ter um dia difícil não quer dizer que você está depressivo, agora se você já está há mais de 14 dias triste algo está errado. É preciso ficar atento.
A depressão é causada por um fato que funciona como gatilho, que pode ser tão pequeno que passa despercebido. Atitudes, pensamentos e escolhas diárias que parecem inofensivas podem nos levar a ela. Uma vez acionada, o cérebro muda e vai precisar de gatilhos cada vez menores para entrar em depressão. Sei exatamente como isto tudo funciona não só porque estudei muito, mas sim porque vivi um bom tempo nesta loucura.
São necessárias novas ações para que o cérebro consiga trazer novos resultados. Uma pessoa que não se ajuda (dando novas informações para o cérebro) não consegue fazer nem os remédios e nem a terapia fazerem efeito. Meu trabalho como NeuroCoach não substitui terapia ou o trabalho dos psiquiatras e sim complementa, porque faz com que a pessoa tenha que verdadeiramente agir em direção a sua melhora. Tomar as rédeas de sua vida nas mãos e com pequenas novas atitudes diárias fazer as partes bloqueadas de seu cérebro voltarem a se movimentar. Quando isto começa a acontecer, gradativamente as coisas voltam ao equilíbrio.
Todos nós precisamos cuidar diariamente de nossa mente, do nosso físico e de nosso espírito para não cairmos em depressão. Escolhi compartilhar com você algumas ações diárias que podem ajudar você a liberar químicas neurais positivas e então viver cada vez melhor seus dias. Vamos lá:

  1. Mesmo sem vontade dê uma caminhada, ou corrida ou outro exercício que você achar melhor. Exercite-se da sua forma, do seu jeito, mas, faça mesmo que apenas 15 minutos por dia
  2. Faça o que precisa ser feito para sair da redoma de stress repetitivos (relacionamentos destrutivos, zona de comodismo, mal chefe, brigas constantes de família, etc), peça ajuda se for preciso
  3. Crie uma playlist com suas músicas preferidas, ouça-as com frequência
  4. Alimente-se bem. Ingira alimentos ricos em triptfano. Queijo, ovo, banana, abacate, batata.
  5. Acostume a ter rituais que ajudem você a ter um sono reparador
  6. PARE DE VIVER NO PASSADO; do passado tire o aprendizado, viver bem o presente com foco no futuro
  7. Agradeça mais do que reclame
  8. Espiritualize-se. Do seu jeito, da sua forma.

LEMBRE-SE ... nosso pensamento cria a nossa emoção e sentimento, nossa emoção e sentimento criam nosso comportamento e nosso comportamento automaticamente cria nossos resultados. Nós estamos no comando de nossa vida sempre. Acredite... Se cada dia fizermos algo diferente, positivamente, não chegará ao excesso que provoca a depressão e se você estiver depressivo hoje e colocar em prática o que foi sugerido aqui logo estaremos conversando sobre superação.
 
Juci Nones

Ansiedade... Quem tem?

ansiedade

Espera aí, acho que vou mudar a pergunta: “Ansiedade...Quem não tem? ”
É muito comum as pessoas se intitularem ansiosas nos dias atuais. Nem me lembro qual foi a última vez que alguém me disse: “Eu não sou ansioso”.
Aff... E agora? Para o mundo que eu quero descer? Nananinanão, é preciso tratar de aprender a lidar com o mundo e também com a dita cuja; a Ansiedade.
E o que é ansiedade? Eu simplifico falando que a Ansiedade é um excesso de futuro. Sempre que estamos com nosso corpo aqui e nossa mente no daqui a pouco, estamos entrando em um processo de ansiedade. Como nosso cérebro não sabe a diferença do real e do imaginário, quando estamos pensando no futuro, ele acha que estamos vivendo isso e manda então para nossa corrente sanguínea todos os hormônios estressores correspondentes a nossos pensamentos. Estes hormônios estressores desregulam todo sistema fisiológico e nos trazem inúmeros malefícios físicos, mentais e por consequência para nossos resultados pessoais e profissionais. Sim a Ansiedade pode ser o que eu chamo de um grande nó na mangueira que não deixa a água passar, neste caso a água, são as nossas realizações que não acontecem.
Treino diariamente, enfaticamente para diminui-la cada vez mais e ajudo inúmeras pessoas no meu dia a dia em meus trabalhos como NeuroCoach a diminuírem a ansiedade para conseguirem alcançar os resultados que querem para a vida pessoal e profissional.
Costumo usar nos meus processos de coaching individuais e em grupo uma técnica poderosa que adaptei de uma técnica que a marinha americana usa com os candidatos a soldados para aumentar o índice de aprovações. Esta técnica consiste em:
Primeiro condicionar a mente a focar no agora, cada vez que sua mente sair do agora, traga-a de volta. O cérebro é um músculo e é condicionável, quanto mais treinar, mais facilmente ficará no presente.  
Segundo é diminuir o diálogo interno negativo. O ser humano fala de 300 a 1000 palavras a si mesmo por minuto. Controle as palavras que diz a si mesmo, elas devem ser positivas, e controle também os pensamentos negativos. Gosto de salientar que eles vêm, isso é inevitável, mas você, pode escolher quanto tempo eles permanecerão em sua mente. Quando um pensamento negativo vem deve ser trocado imediatamente por um positivo.
Terceiro é controlar a excitação através da respiração profunda.  Respirar profundamente de propósito ajuda a diminuir a ansiedade. Só a respiração consciente já ajuda, mas se a fizer junto das demais técnicas aqui apresentadas o resultado é muito maior.
Apresentei aqui, as técnicas a grosso modo e mesmo desta forma já podem lhe ajudar. Estes três passos vêm fazendo verdadeiras transformações na vida das pessoas e se você escolher praticar pode transformar a sua também.
Lembre-se, você está no comando de sua mente, não deixe ela estar no seu comando. Você pode!!!
 
Juci Nones

Informar é diferente de Comunicar

3_pr_hooks_for_the_holidays
Tenho visto nos inúmeros atendimentos que faço, tanto em processos de coaching individual com nos processos de coaching em grupo nas corporações que, em média 90% dos conflitos interpessoais estão relacionados com a falta ou erros de comunicação. 
Busquei me especializar em comunicação corporativa de alta performance para contribuir com indivíduos e organizações justamente porque pessoas perdem promoções e oportunidades de evolução, líderes não conseguem o comprometimento de sua equipe, vendedores deixam de massificar seus resultados, tudo por ineficácia na comunicação.
A comunicação é uma das formas mais eficazes das corporações sobreviverem e prosperarem no mercado competitivo que temos hoje. Potencializar a comunicação deve ser algo habitual, constante para que se tenha real êxito a curto, médio e longo prazo.
Quando falo em potencializar comunicação é importante lembrar que devemos iniciar pela comunicação intrapessoal. O desenvolvimento do relacionamento intrapessoal é basicamente conhecer a si mesmo. É como você se enxerga no mundo, como vê a si mesmo e como reage às mais diversas situações. É a busca constante pelo autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima. É o diálogo que você tem consigo mesmo e que acaba projetando inclusive nos outros. 
A partir disso então desenvolve-se com maior facilidade a comunicação interpessoal, que consiste na comunicação que existe entre duas pessoas ou mais. Trata-se basicamente de passar e receber mensagens. Esta comunicação pode ser verbal, não verbal ou escrita. Quanto mais aprendemos sobre comportamento humano e comunicação, mais resultados positivos teremos em nossa vida pessoal e profissional.
Ressalto que comunicar é diferente de informar. Informar é unilateral, é passar a mensagem da forma que você entende. E comunicar é uma via de mão dupla, é tornar esta mensagem comum a todos que a estiverem recebendo. Passar a mensagem da forma que o outro entende. Diante disto, quero lhe fazer uma pergunta para contribuir com sua tomada de consciência e evolução: Na grande maioria de seus dias você está informando mais ou comunicando mais? Acredito que vale a pena tomar consciência e mudar se achar que não está tendo os resultados que almeja ao passar a mensagem às pessoas. Posso garantir que comunicar-se com eficácia fará seus resultados se massificarem, e o melhor, refletirá enfaticamente de forma positiva em seus relacionamentos e em sua qualidade de vida. Convido você a se permitir desenvolver-se!!!
 
Juci Nones

Solidão ou Solitude?

Lonely

SOLIDÃO é diferente de SOLITUDE

A Solidão nos dá medo de ficarmos sozinhos e a Solitude é quando estamos sozinhos e ainda assim estamos bem, porque na verdade, nunca estamos verdadeiramente sós; temos a nós mesmos. A Solidão cria vazio e o vazio dói. Quem já não sentiu esta dor, não é? E a Solitude cria espaço e se cria espaço, coisas novas podem vir a qualquer momento.

Osho diz que não conseguirmos muitas vezes ficar sozinhos tem a ver inclusive com o fato de que quando crianças somos criados para vivermos em um padrão de quem nos direciona. Sempre temos alguém nos ajudando a seguir adiante, dizendo como fazer. Então quando ficamos sozinhos e em tese não temos outra pessoa para guiar nossa vida, nos sentimos perdidos, sem norte, sem direção.
 
E então você se obriga a ficar sozinho e descobre que a menos que você seja feliz em Solitude, qualquer coisa que você pensa que é felicidade é somente uma decepção.
 
Você pode estar em um relacionamento ou não, criar o sentimento de Solitude fará total sentido, acredite! Convido você a criar o melhor relacionamento do mundo com você mesmo. Isso trará para sua vida e para os seus relacionamentos o sentimento de paz de espírito, que convenhamos não tem preço. Não podemos esperar que alguém nos complete, este alguém precisa vir apenas para compartilhar a vida com a gente. Caso contrário corremos um grande risco de nos frustrarmos.
 
Para sentir Solitude é preciso vontade e prática. É preciso ir contra alguns padrões de felicidade alucinados que o mundo nos impõe e muitas vezes ir contra a sua mente que já está condicionada a precisar estar com a multidão para ser feliz. Se fizer sentido para você, encontre tempo ao menos uma vez por dia para isso e fique só com você, nem que seja por meia hora. Curta a sua companhia. Reanime-se a viver uma maravilhosa história de amor consigo e tenho certeza, a felicidade é uma consequência certeira. Aconteça o que acontecer.
 
Acredite...Encontrar a paz e a felicidade e assim atrair para sua vida as pessoas certas tem a ver com seu ponto de atração. E este ponto de atração é criado a partir do sentimento que você tem em relação a si mesmo.

Juci Nones 

Já fez detox mental hoje?

7c0bb6fd-bf6b-4f14-82ac-d10480d0d127

Praticamente toda a nossa atenção está voltada para manter o exterior impecável. Saímos todos os dias com roupas limpas, com os dentes escovados, cabelos ajeitados e com a mente geralmente cheia de ansiedade, de medo, de perspectivas furadas em relação ao outro, com nossa autoimagem detonada pelos comentários maldosos que fazemos em relação a nós mesmos. Muitas vezes a mente inundada por raiva, rancor e autopunição. Sequer lembramos de eliminar o lixo mental que absorvemos dos outros e que nós mesmos criamos diariamente. Vale lembrar que afinar o instrumento, (neste caso o instrumento somos nós) é preciso, para que possamos tocar uma excelente música (viver ao invés de somente sobreviver).
 
Somos seres Espirituais, Mentais, Sócio Emocionais e Físicos. Precisamos cuidar de cada um deles. Cuidar do corpo é imprescindível porque afinal de contas ele é o templo da mente, da alma, no entanto, para que um templo se não existe alma??? Infelizmente vejo por aí excessivo cuidado externo e quase nada interno então, tendemos a nos sentir derrotados pela vida mesmo que o espelho nos mostre uma imagem linda. A hora que a humanidade der mais atenção para a mente do que para o corpo o corpo se restaura por si só.
 
Sincronize e posso garantir, fará muito mais sentido viver. É libertador e sabemos que liberdade é uma das maiores necessidades básicas psicológicas do ser humano. Seja livre para ser feliz. Fuja dos padrões de vida perfeita. Busque seu padrão de felicidade com equilíbrio. Você merece!!!

Juci Nones

A morte não é a verdadeira tragédia da vida

AAT001-P001-264225-1-m-iStock.com_e_Getty_Images

Eu verdadeiramente não gosto de proliferar coisas ruins, se não tem outro jeito, se o que aconteceu não tem como mudar, então eu prefiro usar como aprendizado, para refletir sabe?

Na segunda à noite na minha turma de Coaching em Grupo eu iniciei com a música antiguíssima do Lenine, "Paciência" que fala sobre a Vida não parar. Instiguei a autoreflexão pelo tempo que estamos perdendo de vida achando que ela espera paravrealizarmos os nossos sonhos. Cheguei a me emocionar com a turma falando disso. Acho que os anos passam e a gente fica mais comovida com a pressa que o tempo tem né? Bom foi muito bom refletirmos juntos e falarmos sobre o que é realmente importante. VIVER de verdade e não apenas sobreviver.

Na terça então acordo com a notícia trágica do ocorrido com o time da Chapecoense. Eu confesso que não sou fã de futebol, mas admito que sou fãzaça de pessoas. Nossa, foi um choque para todos nós, não é mesmo? Nem nos importamos com o fato de não conhecermos aquelas pessoas e a névoa se instalou pelo país, quiçá pelo mundo imediatamente. Sentimos pelos sonhos ceifados, pelos gritos de vitórias calados e sentimos imensamente pelas famílias e amigos destas pessoas. E sabe, acredito que a maioria das pessoas ao menos por alguns segundos pensou sobre a pressa da vida, sobre nossa essência, sobre o que estamos fazendo por aqui e claro, como estamos fazendo as coisas. Pensou sobre como a vida é frágil e breve. Estou certa?

A morte não é a verdadeira tragédia da vida. A verdadeira tragédia é não viver. Pensamos que a morte é a grande tragédia da vida justamente porque não fomos criados para aceitar que a morte é evolução e recomeço e não perda e fim. Simplesmente por isso. O que nos resta agora é juntos diminuir a névoa que paira de forma avassaladora sobre as famílias e amigos destes seres de luz emanando energia positivas através da sua fé. Através do que faz bem pra tua vida, aquilo que te dá força diárias sabe? Oração, meditação, mantra, energia renovada, qualquer coisa que te faça sentir melhor pode ajudar estas pessoas sentirem-se melhor também apesar de toda dor. Isso funciona muito bem a distância sabia? Sei que faz sentido pra você dividir isso agora. Topa?

Juci Nones

Mudar um comportamento é difícil?

AAEAAQAAAAAAAAosAAAAJGJlMjIxYWQ5LTNmYmItNDEwNi1hNDRlLTFjMzRlMjg0MGFhZg

Você sabe por que às vezes é tão difícil uma pessoa mudar um comportamento que deseja?

​Primeiro porque acredita que mudar um comportamento é muito difícil e alguns até acham que é impossível, o que é uma crença altamente limitante. Algumas mudanças levam mais tempo que as outras, mas, acontecem. É preciso apenas que o processo todo seja feito certo. No meu e-book "Como mudar qualquer comportamento seu" que distribuirei gratuitamente em breve trarei este passo a passo.

Segundo porque as pessoas acreditam que mudar depende somente de força de vontade. Muitas vezes você vai precisar agir para então acionar ainda mais sua força de vontade para a ação. Ouço muito de meus clientes em processos de Coaching: "Quando a minha vida melhorar ou quando eu tiver forças eu faço esta nova ação." Nananinanão precisa fazer para depois melhorar. É o inverso que deve acontecer!

Terceiro elas não sabem que a dor de NÃO FAZER A MUDANÇA deve ser muito maior do que a dor do processo de novas ações para mudar. Até que o cérebro não entender isso as ações precisas para a mudança serão procrastinadas.

O PROCESSO DE COACHING traz muitos resultados para as pessoas exatamente porque faz com que elas ajam diferente para obterem resultados diferentes. Trabalhamos enfraquecendo crenças limitantes e potencializando crenças fortalecedoras que as levam a ação para resultados.
Se permita mudar. Você Pode! Conheça o Coaching.
 

Juci Nones

Que medo está te impedindo de ir adiante?

caminhar-descalca

Quero comentar com você o que passou por minha cabeça lendo algumas histórias de atletas que estiveram competindo nas olimpíadas. 

Muitos de nós ficamos um pouco ressabiados quanto as olímpiadas depois de tudo que vivenciamos em nosso país, confesso, fiquei um pouco em dúvida se as coisas dariam certo. E deu, no final deu.

Não sou fã de todo tipo de esporte, mas, adoro assistir vôlei, ginástica rítmica, gosto também de handebol e tênis. E claro gosto de assistir qualquer modalidade em que os atletas trazem histórias de superações; e são muitas. 

O que me chama muito a atenção na maioria dos atletas é a ação focada, a persistência nos incansáveis treinos e crença na realização de um sonho. Nossa!!! Foram tantas as histórias de superação, que chego a me emocionar pensando na capacidade que o ser humano tem quando acredita no que faz. 

Rafaela Silva foi uma destas atletas. A Judoca tinha tudo para dar errado na vida, uma história de vida de portas e mais portas que se fecharam e mesmo assim ela decidiu que precisava criar suas próprias oportunidades. Além da história de vida, vindo de uma família simples e buscando escolher ter uma vida diferente de muitos dos adolescentes da cidade de DEUS, em 30 de julho de 2012, nas Olimpíadas de Londres, sendo uma das favoritas ao ouro, foi eliminada nas oitavas de final. O que culminou em uma série de ataques e ofensas contra a atleta. Ataques e ofensas preconceituosas por sinal. Após a eliminação Rafaela parou com os treinamentos, aparecia do Instituto Reação apenas para observar os outros atletas treinando.  Ela diz em entrevista para a G1 que encontrou no coaching a vontade de retomar os treinos e sua força interior. É, o coaching é “mágico” mesmo, eu sou suspeita em falar, no entanto, esta metodologia quando bem aplicada faz realmente com que as pessoas tragam à tona a sua melhor versão.

Bom, voltando a falar de escolhas, de ação focada e de superação.... Ela decidiu retornar ao tatame porque verdadeiramente tinha paixão pelo que fazia. E só parou por um tempo, porque talvez deixou o medo de fracassar tomar conta. Quem sabe o medo de reviver aquele momento emocionalmente tão negativo parecia ser maior do que sua capacidade de vencer. O que me deixa mais maravilhada é que quando escolhemos não dar forças ao medo, coisas maravilhosas acontecem. Esperar não ter medo para fazer algo, possivelmente é perder vida, sim, porque perder tempo é perder vida. Medo todos temos, talvez de coisas diferente, contudo, todos temos. Sempre digo que o corajoso não é quem não tem medo e sim quem enfrenta o medo que tem. Seja ele qual for, o segredo é enfrentar, só assim criamos novas sinapses neurais que mostram ao nosso cérebro que podemos lidar com isso e óbvio através de novas ações trazer para nossa vida novos resultados.

Se você me permite diante desta minha reflexão quero lhe fazer uma pergunta: 

Que medo está paralisando você na conquista de seus sonhos? Que medo pode estar impedindo você de evoluir e viver a vida que quer e merece ter???

Acredite. Nenhum medo, nada, é mais forte do que você quando está disposto a ir adiante. 

Vamos lá. Você pode!!!

Grande abraço

Juci Nones

Sem tempo? Como assim?

tempo_

O relógio está correndo e nada pode impedi-lo. Nos tempos modernos, mesmo com todo aparato tecnológico que temos a nosso dispor, parece que cada diz rende menos do que o anterior. Quase todo mundo sente que o tempo não rende como “antigamente” e a maior reclamação que ouço, mais do que a falta de dinheiro, é a de falta de tempo.

Todo mundo, de alguma maneira, gostaria de ter um pouco mais de tempo, seja para trabalhar, estudar, lazer ou para se dedicar à família. Mas, se o dia é igual para todos, contendo 24 horas, como é que algumas pessoas conseguem fazer o seu render mais do que outros?

Isso não é nenhuma característica genética ou um maior ou menor grau de inteligência. Tirando as pessoas que realmente são ociosas, a grande maioria corre o dia inteiro para dar conta do recado. As pessoas que conseguem mais resultados do que outras são as que utilizam ferramentas que auxiliam a otimizar o tempo em meio ao caos em que vivemos, no qual somos bombardeados com informações a todo instante.

Ao mudarmos nossa forma de gerir o tempo vamos constatar que é possível fazer mais com as mesmas 24 horas que todos possuem. Ter mais tempo para aquilo que consideramos importante passa por mudanças pessoais. As pessoas devem estar comprometidas em assumir um novo padrão de vida, com algumas escolhas que envolvem perdas e ganhos. Gerenciar o tempo nada mais é do que analisar o que é importante, o que é urgente e o que é circunstancial.

Urgente são as atividades onde o tempo está curto ou o prazo já expirou e, por isso, as pessoas ficam estressadas; importantes são aquelas atividades que têm importância em nossa vida e trazem resultados em curto, médio ou longo prazo; e circunstancial são as feitas por comodidade ou por serem apropriadas socialmente. No entanto, lembrem-se que quanto mais atividades circunstanciais, mais tarefas se tornam urgentes. Entre as ferramentas que sugiro estão o uso de listas, agenda, planejamento, diminua o número de reuniões, estipule horários para usar as redes sociais e bloquei uma parte do seu tempo para usar com imprevistos. Garanto que sobrará mais tempo para as coisas importantes.

Juci Nones

Viver intensamente...

qualidade-de-vida
As vezes vivemos a vida como se ela não fosse acabar nunca. Entretanto entre nossa infância e nossa velhice existe apenas um curto intervalo de tempo. Pare e olhe para você agora, não parece que você adormeceu e acordou com essa idade?  

Vale a pena cada um de nós, refletirmos diante de nossos atos diários, se estamos sendo sobreviventes ou sábios. Sábios para planejar o futuro o suficiente, para saber que não podemos ser inconsequentes em nossas escolhas;  afinal a maioria delas envolve mais de uma pessoa que pode ser prejudicada além de nós, ao mesmo tempo que vivemos intensamente cada momento de nossa breve vida.

Viver intensamente não é  apenas curtir as férias, é inclusive estudar algo com prazer,  é  trabalhar 100% comprometido,  viver intensamente é  fazer qualquer coisa que se faça com vontade, colocando sua alma e seu coração. 

Desejo que você viva intensamente!!!

Juci Nones

Vença a procrastinação!

image

Muitas pessoas têm o costume de deixar para amanhã o que poderia fazer hoje, e nem sabem que o nome desse comportamento é procrastinação. Será que você se reconhece nesse contexto? Tem uma lista de coisas para fazer e, em vez de colocar em prática, vai deixando para os outros dias porque o prazo ainda não venceu? Quando começam a vencer os prazos, você entra em desespero?

Se não tivesse procrastinado, o sentimento de urgência não surgiria, não é?

Aposto que pelo menos uma vez na vida você deixou para depois algo relativamente importante e que podia ser concretizado naquele momento. Esse é o nocivo hábito de procrastinar. Por isso, se não estamos focados, fica muito fácil procrastinar. Outro fator que contribui para o ato é a natureza da tarefa, se não é muito prazerosa, a tendência é de deixarmos para outro dia, simplesmente porque nosso cérebro vive fugindo da dor e buscando o prazer constantemente.

Dificilmente você irá deixar para amanhã um jogo de futebol com os amigos ou um bom jantar com a família, mas faria isso, tranquilamente, com o término de relatórios. Executar tarefas fáceis e divertidas é bem mais fácil, por isso, essas não deixamos para depois.

Quem tem esse hábito, deve começar a ter cuidado. Segundo pesquisas, o ato de procrastinar afeta nossa saúde e, principalmente, o bem-estar, pois não nos sentimos bem quando adiamos algo importante. Pessoas que têm o costume de adiar, apresentam mais dores de cabeça, de estômago e ficam doentes com mais frequência. Além disso, a procrastinação pode ocasionar aumento no nível de estresse, baixando as defesas do sistema imunológico e abrindo espaço para doenças infecciosas como resfriado e gripe. 

Já sabemos que é ruim procrastinar. E como deixar de ser um procrastinador? Quando um hábito é prejudicial, é mais fácil mudá-lo aos poucos do que eliminá-lo de uma vez por todas. Compartilho com você algumas dicas que podem lhe ajudar a eliminar o hábito da procrastinação gradativamente:

  1. Perceba quando você está caindo nesse tipo de comportamento e anote. Toda mudança começa pela consciência do que é preciso mudar
  2. Entenda o propósito de cada tarefa que precisa cumprir. Quando temos a real certeza do “porque” de cada tarefa tendemos a fazer com maior facilidade
  3. Outra dica é desfragmentar a tarefa. Precisa, por exemplo, ler um livro de 100 páginas? Leia 5 a 10 páginas por dia (claro que aqui você vai analisar quanto tempo tem no total para a leitura deste livro e vai se programar a partir disso) e não 50 em dois dias isso vai fazer você desistir com maior facilidade
  4. Defina uma data máxima para a execução da tarefa
  5. Escolha alguém que possa lhe cobrar constantemente se está fazendo o que precisa ser feito no tempo que se propôs a fazer
  6. Use a técnica prática do 1,2,3. Está diante da tarefa e pensando: “vou ou não vou? ”, então conte, 1,2,3 e vá instantaneamente fazer o que for preciso. Se pensarmos demais tendemos a procrastinar.

São dicas simples que trazem muitos resultados a quem coloca em prática. Espero verdadeiramente que estas dicas possam ajudar você a aumentar seus resultados positivos.

 

Juci Nones

Quem não tem problemas diariamente levanta a mão aí!!!

problemas

A vida é também uma questão de interpretação.

Lembra da história do copo meio cheio ou do copo meio vazio? Então é isso, depende dos olhos e da mente de quem vê.

Quem não tem problemas diariamente levanta a mão aí gente!!!

Todos temos, uns dias mais e em outros dias menos, mas temos, hoje entendo como oportunidades de crescimento, mas demorei muito para entender isso.

A grande sacada da vida não é não ter problemas, é saber lidar com os problemas que aparecem, e claro dependendo de sua interpretação ele pode ganhar um formato ainda maior o que pode ao invés de lhe trazer crescimento e evolução através da solução, trazer tristeza, ansiedade, raiva, medo...

Sei que vou sugerir algo a você que nem sempre é fácil, contudo não custa nada tentar. Escolha olhar o lado positivo dos acontecimentos, por mais difícil que isso pode parecer. De uma coisa eu tenho certeza, você vai conseguir encontrar uma solução com muito maior facilidade pelo simples fato de sua mente deixar o fluxo natural das soluções se apresentarem. Aqui vão algumas dicas para analisar a situação e resolvê-la com maior precisão.

1. Diante de qualquer problema, respire fundo 5 vezes em 5 tempos. Puxe o ar pelo nariz contando até 5, segure contando até cinco e solte contando lentamente até cinco. Faça isso no mínimo 5 vezes. Sentirá seu corpo menos tenso e seu cérebro oxigenado.

2. Depois pense na pior coisa que pode acontecer diante deste problema. Certo? Agora pense como resolveria isso se não houvesse nenhum empecilho. Ok. Então você já resolveu isso na mente, se o pior acontecer já sabe o que fará, agora largue, saiba que se resolveu o pior o que vier “daí para baixo” é lucro. Esta técnica foi apresentada há muitos anos por Dale Carnegie em seu livro Como evitar preocupações e começar a viver.

Juci Nones

 

Que tal voltar a se amar?

o-segredo-da-felicidade

Autoestima é basicamente o quanto você se ama e se aceita como é.

Quando estamos com a autoestima elevada não deixamos as pessoas fazerem de nossa vida o que quiserem, nos respeitamos, passamos a acreditar em nosso potencial e por consequência ter resultados mais positivos em nossa vida pessoal e profissional.

Várias são as técnicas para potencializar a autoestima e uma delas, é parar de se autodepreciar. Preste atenção no que fala e no que pensa sobre si mesma, perceba se sem querer talvez você tem o hábito de apontar com frequência seus defeitos e esquecer constantemente suas qualidades, afinal é preciso tomar cuidado pois, o inconsciente absorve tudo como verdade e processa naturalmente em sua vida diária. 

Um exercício bem bacana é você fazer durante 40 dias consecutivos um diário de elogio para você, desta forma reprogramará positivamente sua mente inconsciente. Escreva diariamente 4 ou 5 adjetivos positivos seus. Pode colocar mais se preferir e também pode repetir os mesmo todos os dias se achar mais fácil. É um exercício muito simples, no entanto, muito poderoso. 

A elevação da autoestima é um processo que deve iniciar internamente, caso contrário tudo o que fizermos para melhorar nossa aparência nunca será o suficiente. Acredite!!!

Juci Nones

Como desenvolver os 8 hábitos das pessoas altamente eficazes

481935992008234183_mega

Esta filosofia, foi desenvolvida por Stephen Covey em 1989, como uma proposta de estratégias de vida, onde inicialmente sugeria 7 hábitos organizados em 3 grandes áreas e posteriormente em 2004, Stephen acrescenta o oitavo hábito.

Primeiro vem a parte relacionada a Independência – sermos capazes de nos dominarmos a nós mesmos

Hábito 1 – Ser Proactivo – Escolha Pessoal – eu escolho ser proativo e agir sobre algo, assumindo responsabilidade pelos meus atos.

Hábito 2 – Começar com o Fim em mente – Visão Pessoal – crio a minha visão pessoal do objectivo que quero atingir e traço um plano para o concretizar.

Hábito 3 – Dar Prioridade ao que é Prioritário – Gestão Pessoal– faço a gestão da minha vida de forma a que o que é prioritário não seja afectado pelo não prioritário.

Depois o que está relacionado a Interdependência – sermos capazes de trabalharmos com outros

Hábito 4 – Pensar Ganhar-Ganhar – Benefício Mútuo – procuro soluções ou alternativas onde todos saem a ganhar, mudo a minha atitude para um foco directo à solução e não ao problema, partilho, reconheço, recompenso.

Hábito 5 – Procurar primeiro Compreender para depois ser Compreendido – Compreensão Mútua – ouço realmente o que os outros me dizem, estimulo a honestidade da comunicação e construo relações mais integras e sinceras, colocando-me nos “sapatos” do outro.

Hábito 6 – Criar Sinergias – Cooperação – estimulo a criatividade, procuro construir com os outros, adaptando e acrescentando peças à solução final

E como terceira parte a  Melhoria contínua – sermos capazes de evoluir

Hábito 7 – Afinar Ferramentas Pessoais – Renovação – procuro equilibrar a minha vida e balancear tudo o que nela acontece, permitindo-me renovar a minha energia e deixando espaço e forças para que possa trabalhar e melhorar os outros hábitos.

Hábito 8 – Encontrar a nossa Voz e Inspirar outros a encontrá-la –Evangelização – eu encontro a minha motivação, a minha significancia e assumo-me como líder para outros.

 

Você tem fé em si mesmo?

autoconfianca-3

Confiar em si mesmo é uma tarefa nada fácil nesta loucura que o mundo se encontra. Nossa autoconfiança é  minada a todo instante pelos acontecimentos enlouquecidos do mundo moderno. Se nós não tomarmos cuidado, nossa mente é  impregnada tanto diretamente,  como pelas linguagens subliminares que estão a nossa volta a todo momento.   A autoconfiança é a fé que temos em nós mesmos,  precisamos cultivá-la a todo instante;  é um importante pilar  para que tenhamos sucesso com felicidade em nossa vida.Tamanha é a importância que decidi compartilhar com você algumas das dicas que publiquei em meu livro Viva o seu Melhor para você potencializar sua autoconfiança:

1. Cumpra as promessas que faz a si mesmo diariamente 
2. Exercite o fato de não precisar da opinião dos outros toda vez que precisar fazer algo. Siga sua intuição e conhecimento. 
3. Pratique autossugestionar-se para reprogramar seu inconsciente constantemente com "eu quero eu posso, eu consigo",  "eu
mereço",  "sou confiante".  
4. Estude, Leia, busque informações. Estimule o aumento de seu conhecimento praticando o que aprende. 
5. Pense em momentos que você sentiu-se confiante.  Anote em algum lugar acessível e leia constantemente,  quando ler traga ao presente imagens, sons e sensações vivenciadas. Isso lhe mostrará o quanto você é  capaz. Se foi uma vez seu cérebro sabe o caminho para aprender a ser novamente. 
 
Sempre digo que melhor do que saber é fazer algo com aquilo que se sabe. Convido você a colocar em prática e ser ainda mais feliz consigo mesmo.

 

Velocidade X Pressa

o-tempo-nc3a3o-para-011

Há alguns dias ouvi Mário Sérgio Cortella, filósofo, escritor e palestrante brasileiro, falando sobre a diferença de se viver velozmente ou viver com pressa.  Segundo Cortella,  viver apressadamente é sinal de desorganização ou despreparo, e viver velozmente é sinal de habilidade.

Achei muito pertinente diante do que tenho encontrado constantemente em meu dia a dia e sei que você também encontra no seu.

O mundo está com pressa. A pergunta é: Para ir aonde???

É fato que não podemos ser alienados, ficar parados no tempo e no espaço esperando as coisas caírem sobre nosso colo, no entanto para que alcancemos os resultados que almejamos precisamos parar, respirar; mas respirar de verdade, com consciência e refletir sobre a forma que estamos fazendo as coisas. Ser veloz (ter habilidade) é preciso para agir e ter êxito,  ainda mais em um momento econômico delicado como o que estamos vivendo, contudo a pressa só nos atrapalha.

Todos queremos vender mais, porém a pressa nos faz perder a percepção da real necessidade de nosso cliente.  Tenho visto vendedores com foco na meta e isso é ótimo, o problema é que esquecem que para atingi-la precisam primeiro ter foco no cliente.

Vejo também líderes com pressa em alcançar resultados e com quase nada de velocidade para conhecer a si mesmo e seus liderados. Com pressa e sem velocidade para desenvolver em si inteligência emocional e desta forma perdem a oportunidade de massificar resultados sustentáveis através de pessoas motivadas e que estejam no lugar certo.

A pressa está atrapalhando os relacionamentos, onde acha-se que faz tudo e não se faz nada verdadeiramente significativo. Ainda somos muito apressados em termos e muito pouco velozes em sermos.

Que tal fazermos uma autoanálise para ver o que predomina em nossa vida???

Velocidade ou Pressa???

Juci Nones

Faça deste ano o melhor da sua vida!

pesquisa-de-satisfacao-de-funcionarios

Seja muito bem vindo 2016!

Mais um ano todinho para que possamos aprender, construir o nosso próprio mundo e evoluir como ser.

Convido você a escolher fazer deste ano o melhor ano de sua vida despertando seu gigante interior. Você pode!!!

Certamente você assim como eu tem algo que gostaria de mudar em sua vida, uma nova forma de ser, o descarte de um hábito destrutivo, potencializar seus relacionamentos, massificar o cuidado com sua saúde, enfim, algo que faz sentido para você. Esta consciência do que é preciso mudar é imprescindível, contudo não o suficiente, muitas vezes não sabemos o que fazer ou como fazer para que a mudança aconteça e oCoaching Pessoal é um processo fantástico para ajudar você a identificar onde está e decidir exatamente aonde quer ir. O Coaching Pessoal desenvolve todas as áreas de sua vida.

O Coach (profissional responsável pela execução das técnicas nas sessões) ajudará você a descobrir suas potencialidades e seus pontos de melhorias, contribuindo para você ter a vida que deseja ter.

Benefícios de Fazer um Processo de Coaching Pessoal:

  • Autoconhecimento
  • Aumento da autoestima e autoconfiança
  • Motiva você
  • Desenvolve suas competências
  • Melhora a sua gestão do tempo
  • Potencializa seu equilíbrio emocional
  • Massifica sua qualidade de vida
  • Aumenta capacidade de comunicação
  • Melhora seus relacionamentos
  • Oferece a você novas formas de lidar com as adversidades da vida...

Como as sessões de Coaching acontecem:

Primeiro faço uma avaliação. Coletando dados para uma Análise de Perfil comportamental e assim conseguir recursos para encontrar a melhor maneira de comunicação com o cliente e esta Análise também o fará sentir mais consciente de seus pontos fortes e seus pontos de melhorias. Depois criamos juntos por meio de ferramentas de Coaching o que é que o cliente precisa mudar ou desenvolver dentro do processo que ele propôs. Ao identificar seus pontos a serem desenvolvidos criamos as Ações para este desenvolvimento ocorrer. Com as Ações decididas Motivo o cliente a manter o FOCO nas mudanças precisas com Melhoria Contínua e assim obtém-se Resultados Extraordinários esperados!”

As sessões podem ser feitas no meu Coachitório, no Escritório, Casa ou outro lugar escolhido pelo cliente ou até mesmo por Skype. Tudo é possível para quem tem Ação e Foco no Resultado!

Juci Nones

nova marca branca

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.